Nos últimos anos, o K-pop – Korean Pop, estilo pop da Coreia, entrou nas playlists de muitos ouvintes, não só no Leste Asiático, mas aqui no Ocidente, deixando sua marca na mídia e conquistando milhares de fãs, chamados k-poppers.
Mas se você ainda não entendeu muito bem o que é o K-Pop, como surgiu e os motivos de todo esse sucesso, continue lendo que vamos te explicar tudo.
K-pop é uma abreviação de música pop coreana, porém, nem toda música na Coreia do Sul é K-pop, assim como no Brasil não existe só sertanejo e funk.
O K-pop pode ser considerado uma mistura de rap, rock, techno e pop americano. O gênero
musical é coreografado de forma semelhante aos estilos hip-hop, pop e hip-hop.
O K-pop surgiu na Coreia do Sul, na década de 1990, quando o governo da Coreia do Sul financiou sua indústria cultural após vivenciar uma grave crise financeira no continente asiático, com o objetivo de aumentar o turismo e incentivar mais produções artísticas e culturais no país, o que levou à criação de um novo ritmo musical-dançante no país. The Korean Wave é o nome de um fenômeno cultural e artístico que envolveu diversas áreas da nação, como música, cinema, televisão, moda, gastronomia e literatura.
Atualmente, o K-pop é sem dúvida uma das referências mais importantes da cultura coreana entre os jovens de todo o mundo. Nenhuma festa está completa sem muito K-pop para agitar a multidão. Isso porque, batidas ritmadas, danças bem coreografadas, imagens muito engraçadas e ótimas baladas, podem conquistar qualquer um e tornar quase impossível ouvir sem balançar os quadris.
Ganhou considerável influência no Brasil a partir de 2011, graças ao viral Gangnam Style do cantor PSY lançado em 2012. É caracterizada pela mistura de vários estilos musicais, uso de frases em inglês, roupas coloridas e coreografias ousadas. Mesmo que você nunca tenha parado para ouvir K-Pop de propósito, certamente se lembrará do estilo dessa música popular.
O estilo único de música do K-Pop também é chamado de gênero misto porque funde os sons da música em um novo estilo, abraçando a união natural e harmônica da música e da dança, o K-Pop naturalmente une música e movimento.
Não há como imaginar o K-Pop sem conexão natural, quem ouve ou canta o gênero sem perceber está se movimentando enquanto canta. A dança K-Pop incorpora elementos de diversos gêneros artísticos como a música com seus movimentos e gestos corporais.
A dança K-pop beneficia o corpo ao exigir proficiência na memorização de passos e ritmos, envolve ativamente os músculos e melhora o humor, ao mesmo tempo em que promove melhor saúde cardiovascular, condicionamento físico e queima de calorias mais eficaz, o K-pop também é uma maneira divertida de se exercitar.
Conheça algumas expressões do K-pop e entre no ritmo:
Bias: o integrante preferido de um grupo
Comeback: lançar uma música ou álbum novo(a)
Debut: estreia no k-pop
Idol: os artistas do k-pop
MV: videoclipe
Rookie: grupos e artistas novatos