Dançar é uma atividade que mantém o corpo em movimento e estimula inúmeros benefícios tanto para saúde física como para a nossa mente, a dança é um exercício que envolve os três domínios da natureza humana (fisiológica, afetiva e cognitiva), sendo assim uma excelente atividade para a melhora da qualidade de vida.
Praticar uma dança, favorece o fortalecimento dos músculos, trabalha a coordenação motora, protege as articulações e melhora a postura, contribuindo para o aumento da flexibilidade e da oxigenação do cérebro, além de trazer consciência corporal, é recomendada para todas as idades, amenizando os problemas decorrentes do processo de envelhecimento.
Dançar também faz bem para a mente, libera hormônios diretamente ligados ao bem-estar, como a serotonina e ocitocina, que ajudam a combater a depressão, diminuem a ansiedade e elevam a autoestima.
Memorizar coreografias ou sequências de passos mantém a memória em atividade, os movimentos da dança impactam positivamente no cérebro, o que ajuda a aprimorar o equilíbrio e a concentração, estão associados ao combate à depressão.
Ao iniciar uma aula de dança pode-se considerar imediata a elevação da autoestima e a sensação de bem-estar, isso porque, durante a aula, são liberados neurotransmissores ligados justamente à sensação de bem-estar, motivação e prazer.
Além de todos esses benefícios, dançar também é indicado para as pessoas que desejam perder peso de forma saudável, tendo em vista que a atividade auxilia a queima de gordura, contribui para o controle do colesterol e reduz a retenção de líquidos.
Qualquer pessoa pode começar a dançar independente da idade. Existe uma infinidade de modalidades de dança, algumas são mais tranquilas e outras exigem um pouco mais de habilidades. Um dos principais objetivos da aula de dança é promover saúde e bem-estar de forma divertida e descontraída.
Para te ajudar nessa escolha, conheça as modalidades da MUVON DANCE:
Forró pé de serra / Xote
Forró Eletrônico / Piseiro
Zouk Brasileiro
Kizomba
Bolero
Bachata
Samba