BENEFÍCIOS CIENTÍFICOS DA PRÁTICA DA DANÇA
A dança pode ter inúmeros benefícios: terapêuticos, culturais, sociais, educacionais e até outros ganhos comprovados cientificamente. Como em toda atividade física, durante as aulas, o cérebro libera serotonina, substância que promove a sensação de relaxamento e melhora o humor e o sono, combatendo o estresse.
Praticar dança com frequência pode reduzir a tensão e relaxar o tecido muscular de uma forma divertida, além de estimular a concentração, controlar a ansiedade, além de estimular o foco, eleva a auto-estima, à medida que os movimentos e as etapas se tornam mais fáceis de executar e lembrar, o corpo envia uma mensagem de confiança ao cérebro, o que proporciona uma melhora na auto-estima.
Além disso, a dança é uma atividade física e pode ser praticada por todas as pessoas, sem distinção de idade, além do exercício físico, é considerada uma atividade de integração social ou atividade de lazer.
Uma hora de aula pode queimar até 700 calorias, a dança aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação sanguínea, melhora a capacidade respiratória e queima toneladas de calorias, aumenta a flexibilidade, melhora a postura ao caminhar e realizar tarefas diárias. Trabalha os músculos, pernas, glúteos e abdominais, exercita o equilíbrio, ativa a coordenação motora por meio da dança e o corpo passa a se movimentar com mais ritmo e agilidade.
Benefícios da dança que podem ajudar na escolha da atividade:
1. Ajuda a perder peso: A dança é um tipo de exercício cardiovascular que pode permitir que você perca muitas calorias, dependendo da rapidez e da intensidade com que pratica. Para quem quer perder peso, a dança torna-se um processo de perda de peso menos chato.
2. Tonifica os músculos: A partir do momento que você começa a praticar alguma modalidade da dança regularmente, as mudanças físicas no seu corpo ficam perceptíveis. Isso acontece porque a dança trabalha diferentes grupos musculares, com o tempo a musculatura fica mais firme, resultando em diminuição da ocorrência de lesões.
3. Melhora da postura: A má postura, geralmente resultado de ficar sentado por muito tempo na frente de um computador, pode levar a muitos tipos de dor. Na dança, sempre prestamos atenção em nós mesmos para manter a coluna reta e a coluna cervical em linha reta.
4. Melhora o sistema cardiorrespiratório: Envolva-se em atividades rítmicas, neste caso dançando, por 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana para aumentar sua frequência cardíaca e respiração. Dito isso, dançar ajuda o coração a bombear mais sangue para os músculos e corpo, aumentando nosso temperamento e energia.
5. Combate o estresse e controla a ansiedade: O exercício feito de maneira lúdica e divertida diminui a tensão e relaxa a musculatura, além de estimular a concentração, a dança acalma e tranquiliza. Está cientificamente comprovado que em momentos de crise pessoal, as pessoas podem encontrar uma maneira de se sentir física ou mentalmente confortável por meio da dança. Dançar reduz a ansiedade, aumenta a autoestima, melhora o humor, auxilia no relaxamento e regula as emoções.
A dança é terapêutica, beneficia e conecta corpo, mente e espírito, experimente dançar e aproveite a sensação, sem necessidade de habilidade ou perfeição, apenas coloque seu coração.
As pessoas que dançam são mais propensas a desenvolver sua própria imagem corporal, o que é crucial para o crescimento e amadurecimento pessoal.